Doenças genéticas tratáveis podem se manifestar com quadros psiquiátricos

As doenças mentais, como ansiedade, depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar, entre outras, são muito frequentes na população mundial. Um grande estudo canadense realizou testes genéticos em 2301 pacientes psiquiátricos e encontrou dados muito importantes: cerca de 2% dos pacientes apresentaram doenças genéticas tratáveis. Para esses pacientes, os quadros psiquiátricos eram, na verdade, manifestações das doenças genéticas até então ocultas e o tratamento apropriado pode redirecionar drasticamente a melhora desses indivíduos.

Entre as doenças genéticas tratáveis, vários erros inatos do metabolismo foram destaques, entre os quais distúrbios do metabolismo da coenzima Q10, distúrbios da oxidação de ácidos graxos, defeitos do ciclo da ureia, homocistinúria, entre outros. Também foram encontradas canalopatias com potencial alvo terapêutico.

O estudo conclui que aumentar a conscientização sobre as doenças genéticas tratáveis e diagnosticá-las pode abrir novas vias para tratamentos direcionados e melhorar a qualidade de vida.


Link para o estudo completo: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ajmg.a.63609

Image Designed by Freepik

Dr. Caio
Robledo Quaio

CRM-SP: 129.169
RQE: 39130

Médico (90a turma) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência em Genética Médica pelo Hospital das Clínicas da USP e Doutorado em Ciências pela USP. Possui Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica, Acreditação Internacional pela Educational Commission for Foreign Medical Graduates, dos EUA, Observrship em Doenças Metabólicas pelo Boston Children’s Hospital e Harvard Medical School e foi Visiting Academic da University of Otago, da Nova Zelândia. É autor e coautor de dezenas de estudos científicos em genética, genômica, doenças raras, câncer hereditário, entre outros temas da genética. Atualmente, é Médico Geneticista do Laboratório Clínico do HIAE e do Projeto Genomas Raros, ambos vinculados ao Hospital Israelita Albert Einstein, e Pesquisador Pós-Doutorando da Faculdade de Medicina da USP.

Dra. Helena
Strelow Thurow

CRBIO-01: 100852

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Realizou Pós Doutorado em Epidemiologia e Pós-Doutorado PNPD em Biotecnologia, ambos na Universidade Federal de Pelotas. Posteriormente, realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Foi Analista de Laboratório no setor de NGS do Hospital Israelita Albert Einstein e atualmente é Analista de Pesquisa na Beneficência Portuguesa de São Paulo. Tem ampla experiência na área de Biologia Molecular e Biotecnologia.