Investigação genômica do espectro autista

Investigações genéticas de primeira linha para pacientes com transtornos do neurodesenvolvimento, incluindo os transtornos do espectro autista, frequentemente incluem microarray cromossômico, teste para Síndrome do X-Frágil e triagem para doenças metabólicas hereditárias, mas a maioria dos pacientes permanece sem diagnóstico após essa sequência de testes. Um recente estudo canadense os rendimentos diagnósticos de testes genéticos em centenas de pacientes com quadros do neurodesenvolvimento.


Os resultados mostraram que o sequenciamento de nova geração, que inclui a técnica de sequenciamento do exoma, apresentou um rendimento diagnóstico consideravelmente mais alto do que as técnicas tradicionais. Os autores concluem que esses resultados fortalecem a evidência crescente que apoia uma avaliação genômica abrangente.


A Geneaxis produziu um curso especialmente voltado aos profissionais que lidam com quadros do desenvolvimento. No curso, discutiremos as principais ferramentas genômicas de investigação, como realizar a escolha dos métodos, como realizar a solicitação dos testes, o protocolo passo-a-passo de interpretação dos achados genômicos e como aplicar todas essas informações genômicas na otimização do manejo e tratamento dos pacientes.


Link para a pesquisa canadense: https://doi.org/10.1002/ajmg.a.63791

Acesse o nosso curso e torne-se um Expert em genômica: https://geneaxis.com.br/curso-online-genomica-aplicada-ao-espectro-autista/

Image Designed by Freepik

Dr. Caio
Robledo Quaio

CRM-SP: 129.169
RQE: 39130

Médico (90a turma) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência em Genética Médica pelo Hospital das Clínicas da USP e Doutorado em Ciências pela USP. Possui Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica, Acreditação Internacional pela Educational Commission for Foreign Medical Graduates, dos EUA, Observrship em Doenças Metabólicas pelo Boston Children’s Hospital e Harvard Medical School e foi Visiting Academic da University of Otago, da Nova Zelândia. É autor e coautor de dezenas de estudos científicos em genética, genômica, doenças raras, câncer hereditário, entre outros temas da genética. Atualmente, é Médico Geneticista do Laboratório Clínico do HIAE e do Projeto Genomas Raros, ambos vinculados ao Hospital Israelita Albert Einstein, e Pesquisador Pós-Doutorando da Faculdade de Medicina da USP.

Dra. Helena
Strelow Thurow

CRBIO-01: 100852

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Realizou Pós Doutorado em Epidemiologia e Pós-Doutorado PNPD em Biotecnologia, ambos na Universidade Federal de Pelotas. Posteriormente, realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Foi Analista de Laboratório no setor de NGS do Hospital Israelita Albert Einstein e atualmente é Analista de Pesquisa na Beneficência Portuguesa de São Paulo. Tem ampla experiência na área de Biologia Molecular e Biotecnologia.