Um novo estudo liderado por pesquisadores da American Cancer Society (ACS) descobriu que quase metade dos casos de câncer e, também, metade de todas as mortes por câncer em adultos com 30 anos ou mais nos Estados Unidos podem ser atribuídos a fatores de risco modificáveis e, assim, evitadas.
Estes incluem tabagismo, excesso de peso, consumo de álcool, inatividade física, dieta (carne vermelha, processados, baixa ingesta de fibras, baixo consumo de cálcio) e infecções. O tabagismo foi o principal fator de risco, contribuindo para quase 20% de todos os casos de câncer e 30% de todas as mortes.
O estudo utilizou dados nacionais sobre a incidência de câncer, mortalidade e a prevalência de fatores de risco para estimar a proporção de casos e mortes por câncer atribuíveis a fatores de risco potencialmente modificáveis. Os fatores de risco avaliados incluíram, além do tabagismo, o excesso de peso corporal, o consumo de álcool, a exposição à radiação UV e a inatividade física. Os autores destacaram a necessidade de aumentar a conscientização sobre medidas preventivas, como a vacinação contra os vírus HPV e hepatite B, e hábitos saudáveis.
Link para o estudo: https://doi.org/10.3322/caac.21858
Image Designed by Freepik