Lipídios: o escudo invisível das células cancerosas que pode ser desfeito

Um novo estudo publicado na Nature revelou que um tipo específico de gordura (ou lipídio), os esfingolipídeos, desempenha um papel crucial na evasão imunológica de células cancerosas. Ao contrário da crença de que as células cancerígenas consomem lipídios principalmente para energia, a pesquisa demonstra que os esfingolipídios ajudam os tumores a se esconderem do sistema imunológico, alterando os sinais que deveriam alertar as defesas do corpo. Utilizando um medicamento aprovado pela FDA, que bloqueia a síntese de esfingolipídios e já é usado para tratamento da doença de Gaucher, os pesquisadores mostraram que a interrupção dessa produção pode deixar as células cancerosas mais vulneráveis à resposta imune, freando o crescimento de tumores pancreáticos, pulmonares e colorretais.

Esses achados oferecem novas possibilidades terapêuticas, sugerindo que intervenções com medicamentos e mudanças na dieta que inibem a produção de esfingolipídios podem aumentar a eficácia de imunoterapias já existentes. O estudo se concentrou em cânceres dependentes do oncogene KRAS, como o câncer pancreático, conhecidos por sua agressividade. A descoberta sugere que o metabolismo lipídico nos cânceres é mais complexo do que se pensava, sendo um mecanismo de proteção crucial para as células tumorais.

Link para o estudo: http://dx.doi.org/10.1038/s41586-024-07787-1

Conteúdo por: Dr. Caio Robledo Quaio, MD, MBA, PhD
Médico Geneticista – CRM-SP 129.169 / RQE nº 39130

Saiba mais: https://www.geneaxis.com.br
Torne-se um mestre em Genômica com nossos cursos on-line: https://geneaxis.com.br/cursos-e-aulas

#AconselhamentoGenético #AtualizaçãoMédica #Ciência #DNA #DoençasGenéticas #DoençasRaras #EducaçãoMédica #Geneaxis #Genética #GenéticaMédica #Geneticista #Genômica #Genomics #Health #MédicoGeneticista #Medicina #MedicinaDePrecisão #MedicinaPersonalizada #PesquisaCientífica #RareDiseases #Saúde #Science #Câncer #Esfingolípides #Lípides

Dr. Caio
Robledo Quaio

CRM-SP: 129.169
RQE: 39130

Médico (90a turma) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência em Genética Médica pelo Hospital das Clínicas da USP e Doutorado em Ciências pela USP. Possui Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica, Acreditação Internacional pela Educational Commission for Foreign Medical Graduates, dos EUA, Observrship em Doenças Metabólicas pelo Boston Children’s Hospital e Harvard Medical School e foi Visiting Academic da University of Otago, da Nova Zelândia. É autor e coautor de dezenas de estudos científicos em genética, genômica, doenças raras, câncer hereditário, entre outros temas da genética. Atualmente, é Médico Geneticista do Laboratório Clínico do HIAE e do Projeto Genomas Raros, ambos vinculados ao Hospital Israelita Albert Einstein, e Pesquisador Pós-Doutorando da Faculdade de Medicina da USP.

Dra. Helena
Strelow Thurow

CRBIO-01: 100852

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Realizou Pós Doutorado em Epidemiologia e Pós-Doutorado PNPD em Biotecnologia, ambos na Universidade Federal de Pelotas. Posteriormente, realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Foi Analista de Laboratório no setor de NGS do Hospital Israelita Albert Einstein e atualmente é Analista de Pesquisa na Beneficência Portuguesa de São Paulo. Tem ampla experiência na área de Biologia Molecular e Biotecnologia.