Café e saúde: consumo moderado reduz risco de doenças cardiometabólicas

O consumo regular de quantidades moderadas de café e cafeína pode oferecer um efeito protetor contra o desenvolvimento de doenças cardiometabólicas, como diabetes tipo 2, doença coronariana, infarto cardíaco e acidente vascular cerebral (derrame cerebral), de acordo com um estudo publicado recentemente. Os pesquisadores descobriram que a ingestão moderada de café, especialmente entre 200 e 300 mg por dia de cafeína (cerca de três xícaras de café), está associada a uma redução significativa no risco de desenvolver multimorbidade cardiometabólica, que é a presença de duas ou mais doenças cardiometabólicas simultâneas.

Com base em dados do UK Biobank, um estudo de longo prazo com mais de 500.000 participantes, os resultados mostraram que pessoas que consumiam café ou cafeína em quantidades moderadas tinham até 48,1% menos risco de desenvolver multimorbidade cardiometabólica em comparação com aqueles que consumiam menos de 100 mg de cafeína por dia. A pesquisa destaca o papel protetor do café e da cafeína em quase todas as fases do desenvolvimento dessas doenças. Promover o consumo moderado de café pode, portanto, ser uma estratégia eficaz na prevenção de doenças cardiometabólicas em pessoas saudáveis.

Link para o estudo: http://dx.doi.org/10.1210/clinem/dgae552

Conteúdo por: Dr. Caio Robledo Quaio, MD, MBA, PhD
Médico Geneticista – CRM-SP 129.169 / RQE nº 39130

Saiba mais: https://www.geneaxis.com.br
Torne-se um mestre em Genômica com nossos cursos on-line: https://geneaxis.com.br/cursos-e-aulas

#AconselhamentoGenético #AtualizaçãoMédica #Ciência #DNA #DoençasGenéticas #DoençasRaras #EducaçãoMédica #Geneaxis #Genética #GenéticaMédica #Geneticista #Genômica #Genomics #Health #MédicoGeneticista #Medicina #MedicinaDePrecisão #MedicinaPersonalizada #PesquisaCientífica #RareDiseases #Saúde #Science #Café #SaúdeCardiovascular #Prevenção

Dr. Caio
Robledo Quaio

CRM-SP: 129.169
RQE: 39130

Médico (90a turma) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência em Genética Médica pelo Hospital das Clínicas da USP e Doutorado em Ciências pela USP. Possui Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica, Acreditação Internacional pela Educational Commission for Foreign Medical Graduates, dos EUA, Observrship em Doenças Metabólicas pelo Boston Children’s Hospital e Harvard Medical School e foi Visiting Academic da University of Otago, da Nova Zelândia. É autor e coautor de dezenas de estudos científicos em genética, genômica, doenças raras, câncer hereditário, entre outros temas da genética. Atualmente, é Médico Geneticista do Laboratório Clínico do HIAE e do Projeto Genomas Raros, ambos vinculados ao Hospital Israelita Albert Einstein, e Pesquisador Pós-Doutorando da Faculdade de Medicina da USP.

Dra. Helena
Strelow Thurow

CRBIO-01: 100852

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Realizou Pós Doutorado em Epidemiologia e Pós-Doutorado PNPD em Biotecnologia, ambos na Universidade Federal de Pelotas. Posteriormente, realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Foi Analista de Laboratório no setor de NGS do Hospital Israelita Albert Einstein e atualmente é Analista de Pesquisa na Beneficência Portuguesa de São Paulo. Tem ampla experiência na área de Biologia Molecular e Biotecnologia.