A incidência de câncer colorretal (CCR) em adultos jovens (25-49 anos) está aumentando globalmente, revela um estudo publicado na The Lancet Oncology. Liderado pela American Cancer Society, a pesquisa analisou dados de 50 países e mostrou crescimento significativo em 27 deles, com destaque para Chile, Nova Zelândia e Porto Rico. Curiosamente, em 14 desses países, as taxas em jovens estão subindo enquanto se estabilizam ou diminuem em pessoas acima de 50 anos.
Os fatores por trás dessa tendência incluem hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso, mas as causas exatas ainda são desconhecidas. Os especialistas reforçam a importância de conscientizar a população jovem e profissionais de saúde sobre os sintomas (sangramento retal, dor abdominal e perda de peso inexplicada) e promover estratégias de prevenção. A identificação precoce é essencial para reduzir a mortalidade e controlar o avanço dessa preocupante realidade.
Uma outra pesquisa revela que a dieta ocidental, rica em alimentos ultraprocessados e óleos inflamatórios, pode impulsionar o crescimento do câncer colorretal. O estudo mostrou que tumores no cólon apresentam inflamação crônica semelhante a uma ferida que não cicatriza. O consumo excessivo de açúcares, gorduras saturadas e químicos prejudica o sistema imunológico, impedindo o corpo de resolver essa inflamação naturalmente. Ao reequilibrar a dieta, sono e atividade física, os pesquisadores acreditam que será possível reduzir a inflamação crônica e prevenir o câncer colorretal.
Link para os estudos:
http://dx.doi.org/10.1016/S1470-2045(24)00600-4
http://dx.doi.org/10.1136/gutjnl-2024-332535
Conteúdo por: Dr. Caio Robledo Quaio, MD, MBA, PhD
Médico Geneticista – CRM-SP 129.169 / RQE nº 39130
Saiba mais: https://www.geneaxis.com.br
Torne-se um mestre em Genômica com nossos cursos on-line: https://geneaxis.com.br/cursos-e-aulas