Nova ferramenta utiliza a genômica para a classificação molecular de tumores

Uma equipe de cientistas de várias instituições desenvolveu um recurso público e gratuito que ajuda na classificação de amostras tumorais com base em características moleculares detalhadas mapeadas pelo The Cancer Genome Atlas (TCGA). Essa inovação permitirá a criação de kits de diagnóstico específicos para subtipos de câncer, acelerando tanto os ensaios clínicos quanto o diagnóstico oncológico. Tumores de diferentes subtipos moleculares podem responder de forma distinta às terapias, tornando essa ferramenta um avanço crucial para a medicina personalizada.

Com base em dados de 8.791 amostras de câncer representando 106 subtipos moleculares, os pesquisadores usaram algoritmos de “machine learning” para criar 737 modelos prontos para uso, abrangendo várias categorias de dados, como expressão gênica, metilação do DNA e multi-ômicas. Publicado na Cancer Cell, o recurso visa tornar a subtipagem molecular de tumores mais acessível a cientistas e médicos, conectando as descobertas do TCGA à prática clínica e pavimentando o caminho para terapias mais precisas.

Link para a pesquisa: http://dx.doi.org/10.1016/j.ccell.2024.12.002

Conteúdo por: Dr. Caio Robledo Quaio, MD, MBA, PhD
Médico Geneticista – CRM-SP 129.169 / RQE nº 39130

Saiba mais: https://www.geneaxis.com.br
Torne-se um mestre em Genômica com nossos cursos on-line: https://geneaxis.com.br/cursos-e-aulas

#AconselhamentoGenético #AtualizaçãoMédica #Ciência #DNA #DoençasGenéticas #DoençasRaras #EducaçãoMédica #Geneaxis #Genética #GenéticaMédica #Geneticista #Genômica #Genomics #Health #MédicoGeneticista #Medicina #MedicinaDePrecisão #MedicinaPersonalizada #PesquisaCientífica #RareDiseases #Saúde #Science #GenômicaDoCâncer #OncologiaDePrecisão #TCGA

Dr. Caio
Robledo Quaio

CRM-SP: 129.169
RQE: 39130

Médico (90a turma) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência em Genética Médica pelo Hospital das Clínicas da USP e Doutorado em Ciências pela USP. Possui Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica, Acreditação Internacional pela Educational Commission for Foreign Medical Graduates, dos EUA, Observrship em Doenças Metabólicas pelo Boston Children’s Hospital e Harvard Medical School e foi Visiting Academic da University of Otago, da Nova Zelândia. É autor e coautor de dezenas de estudos científicos em genética, genômica, doenças raras, câncer hereditário, entre outros temas da genética. Atualmente, é Médico Geneticista do Laboratório Clínico do HIAE e do Projeto Genomas Raros, ambos vinculados ao Hospital Israelita Albert Einstein, e Pesquisador Pós-Doutorando da Faculdade de Medicina da USP.

Dra. Helena
Strelow Thurow

CRBIO-01: 100852

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Realizou Pós Doutorado em Epidemiologia e Pós-Doutorado PNPD em Biotecnologia, ambos na Universidade Federal de Pelotas. Posteriormente, realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Foi Analista de Laboratório no setor de NGS do Hospital Israelita Albert Einstein e atualmente é Analista de Pesquisa na Beneficência Portuguesa de São Paulo. Tem ampla experiência na área de Biologia Molecular e Biotecnologia.