Avanço na classificação de variantes do gene BRCA2 revoluciona avaliações de risco

Pesquisadores do Mayo Clinic lideraram um estudo internacional que avançou significativamente na compreensão das alterações genéticas no gene BRCA2, associado ao risco hereditário de câncer de mama, ovário e outros órgãos. Utilizando a tecnologia de edição gênica CRISPR-Cas9, os cientistas analisaram quase 7.000 variantes do BRCA2, permitindo a classificação clínica de 91% das variantes de significado incerto (VUS). Publicado na Nature, o estudo melhora a precisão dos testes genéticos, possibilitando avaliações de risco mais confiáveis e tratamentos personalizados para pessoas com essas variantes.

Essa descoberta traz impacto imediato para laboratórios de testes genéticos e profissionais de saúde, ajudando a orientar pacientes com câncer de mama, ovário, pâncreas ou próstata sobre terapias direcionadas, como inibidores de PARP. Além disso, elimina a incerteza enfrentada por muitos portadores de VUS, permitindo estratégias preventivas e terapêuticas mais eficazes.

Link para o estudo: http://dx.doi.org/10.1038/s41586-024-08388-8

Conteúdo por: Dr. Caio Robledo Quaio, MD, MBA, PhD
Médico Geneticista – CRM-SP 129.169 / RQE nº 39130

Saiba mais: https://www.geneaxis.com.br
Torne-se um mestre em Genômica com nossos cursos on-line: https://geneaxis.com.br/cursos-e-aulas

#AconselhamentoGenético #AtualizaçãoMédica #Ciência #DNA #DoençasGenéticas #DoençasRaras #EducaçãoMédica #Geneaxis #Genética #GenéticaMédica #Geneticista #Genômica #Genomics #Health #MédicoGeneticista #Medicina #MedicinaDePrecisão #MedicinaPersonalizada #PesquisaCientífica #RareDiseases #Saúde #Science #GenéticaDoCâncer #CâncerHereditário #BRCA2 #TestesGenéticos

Dr. Caio
Robledo Quaio

CRM-SP: 129.169
RQE: 39130

Médico (90a turma) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência em Genética Médica pelo Hospital das Clínicas da USP e Doutorado em Ciências pela USP. Possui Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica, Acreditação Internacional pela Educational Commission for Foreign Medical Graduates, dos EUA, Observrship em Doenças Metabólicas pelo Boston Children’s Hospital e Harvard Medical School e foi Visiting Academic da University of Otago, da Nova Zelândia. É autor e coautor de dezenas de estudos científicos em genética, genômica, doenças raras, câncer hereditário, entre outros temas da genética. Atualmente, é Médico Geneticista do Laboratório Clínico do HIAE e do Projeto Genomas Raros, ambos vinculados ao Hospital Israelita Albert Einstein, e Pesquisador Pós-Doutorando da Faculdade de Medicina da USP.

Dra. Helena
Strelow Thurow

CRBIO-01: 100852

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Realizou Pós Doutorado em Epidemiologia e Pós-Doutorado PNPD em Biotecnologia, ambos na Universidade Federal de Pelotas. Posteriormente, realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Foi Analista de Laboratório no setor de NGS do Hospital Israelita Albert Einstein e atualmente é Analista de Pesquisa na Beneficência Portuguesa de São Paulo. Tem ampla experiência na área de Biologia Molecular e Biotecnologia.