Pesquisadores de Harvard descobriram que exposições e experiências difíceis na infância estão associadas a uma menor qualidade e quantidade das conexões de substância branca no cérebro adolescente, comprometendo a comunicação entre regiões cerebrais essenciais para funções cognitivas. O estudo analisou dados de mais de 9 mil crianças de aproximadamente 9 anos. A análise revelou que adversidades como pobreza, riscos durante a gestação e traumas interpessoais estavam ligadas a uma conectividade reduzida, especialmente em áreas relacionadas à linguagem e ao raciocínio matemático.
Por outro lado, fatores de resiliência social, como pais afetuosos e vizinhanças coesas, mostraram ter um efeito protetor sobre a integridade da substância branca. Os pesquisadores usaram neuroimagem para avaliar a integridade e a força das conexões cerebrais, demonstrando que a conectividade neural pode mediar a relação entre adversidades precoces e habilidades cognitivas reduzidas. Embora o estudo seja observacional e tenha limitações como imagens cerebrais obtidas apenas em um único momento, ele reforça a importância de ambientes saudáveis e estáveis durante a infância para o desenvolvimento neurocognitivo ideal.
Link para o estudo: http://dx.doi.org/10.1073/pnas.2409985122
Conteúdo elaborado por: Dr. Caio Robledo Quaio, MD, MBA, PhD
Médico Geneticista – CRM-SP 129.169 / RQE nº 39130