Multivitaminas podem retardar envelhecimento biológico

Apresentado no congresso de 2025 da American Heart Association, o estudo COSMOS (Cocoa Supplement and Multivitamin Outcomes Study) revelou que a suplementação diária com multivitaminas e extrato de cacau pode desacelerar o envelhecimento biológico, conforme medido por cinco diferentes relógios epigenéticos baseados na metilação do DNA. A pesquisa envolveu adultos com idade média de 70,2 anos, acompanhados por dois anos, e mostrou que, nas duas ferramentas de segunda geração (PCGrimAge e PCPhenoAge), o grupo que tomou multivitaminas apresentou uma taxa de envelhecimento 10% a 20% mais lenta em comparação com o grupo placebo — o que equivaleu a cerca de quatro meses de envelhecimento evitado no período. Os efeitos foram ainda mais evidentes entre os participantes que apresentavam envelhecimento acelerado no início do estudo.

Embora os resultados ainda precisem ser replicados, eles sugerem que os benefícios das multivitaminas observados em estudos anteriores — como redução de câncer invasivo, catarata e declínio cognitivo — podem estar ligados à desaceleração do envelhecimento biológico. A pesquisa, conduzida em Harvard, destaca que, apesar de promissoras, as multivitaminas não substituem uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável. Ainda assim, os achados podem incentivar comitês de diretrizes a reconsiderarem a inclusão da suplementação multivitamínica como estratégia complementar na prevenção de doenças crônicas relacionadas à idade.

Link para o estudo: https://cosmostrial.org

Conteúdo elaborado por: Dr. Caio Robledo Quaio, MD, MBA, PhD
Médico Geneticista – CRM-SP 129.169 / RQE nº 39130

#Ciência #EducaçãoMédica #Geneaxis #Genética #Genômica #MedicinaDePrecisão #MedicinaPersonalizada #PesquisaCientífica #Saúde #Multivitaminas #EnvelhecimentoSaudável #Epigenética #RelógiosBiológicos #PrevençãoDeDoenças #COSMOS2025 #MedicinaPreventiva #HarvardMedicalSchool #EstiloDeVidaSaudável #DietaESuplementação #LongevidadeSaudável

Dr. Caio
Robledo Quaio

CRM-SP: 129.169
RQE: 39130

Médico (90a turma) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência em Genética Médica pelo Hospital das Clínicas da USP e Doutorado em Ciências pela USP. Possui Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica, Acreditação Internacional pela Educational Commission for Foreign Medical Graduates, dos EUA, Observrship em Doenças Metabólicas pelo Boston Children’s Hospital e Harvard Medical School e foi Visiting Academic da University of Otago, da Nova Zelândia. É autor e coautor de dezenas de estudos científicos em genética, genômica, doenças raras, câncer hereditário, entre outros temas da genética. Atualmente, é Médico Geneticista do Laboratório Clínico do HIAE e do Projeto Genomas Raros, ambos vinculados ao Hospital Israelita Albert Einstein, e Pesquisador Pós-Doutorando da Faculdade de Medicina da USP.

Dra. Helena
Strelow Thurow

CRBIO-01: 100852

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Realizou Pós Doutorado em Epidemiologia e Pós-Doutorado PNPD em Biotecnologia, ambos na Universidade Federal de Pelotas. Posteriormente, realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Foi Analista de Laboratório no setor de NGS do Hospital Israelita Albert Einstein e atualmente é Analista de Pesquisa na Beneficência Portuguesa de São Paulo. Tem ampla experiência na área de Biologia Molecular e Biotecnologia.